Ser responsável

O André é um menino de sete anos e frequenta 2.º ano de escolaridade. Tal como todos os meninos da sua idade, ele adora jogar à bola com os amigos, jogar consola e brincar com a sua irmã.

Em relação à escola, o André, nas aulas, porta-se bem mas por vezes é um pouco falador e isso não ajuda muito. Não ouve a professora e ao mesmo tempo distrai os seus colegas. Este comportamento faz com que não aprenda todas as matérias explicadas pela professora.

Nas últimas avaliações, tal como acontece normalmente, o André levou para casa uma folha de estudo com as matérias dadas e com as datas dos testes de avaliação.

O menino não contou nada aos pais, porque não queria estudar. Assim, quando regressava da escola ia logo brincar e divertir-se. Até aqui tudo corria muito bem. Apesar disso, o tempo passou depressa e o dia do teste chegou.

O André foi para a escola e, ao chegar à sala de aula, viu que ia ter de fazer o teste, mas que não estava preparado, porque não tinha estudado nada. Ficou nervoso e o teste correu-lhe muito mal.

Nesta altura, pensou que iria ter uma má nota e que os pais iam ficar tristes com ele. Provavelmente iria ficar de castigo se tivesse um mau resultado, e tudo por causa da sua falta de responsabilidade.

Nesse dia, ao chegar a casa decidiu contar à mãe que já tinha feito um teste, que não tinha corrido bem e que não ia voltar a ser irresponsável, porque gosta de ter boas notas e de aprender.

A mãe ficou contente por ele lhe ter contado a verdade e por ter percebido que tinha procedido de forma errada ao não ter estudado para o teste.

O André, desde esse dia, tem sido um menino muito mais responsável e isso tem-se revelado nos resultados dos seus testes.

Voltar 2.º ano A

Contactos | Parcerias | Projeto | Mapa do site