A senhora perguntou-lhes, se por acaso, tinham visto por ali perto um cãozinho ainda pequeno, que se chamava Tomé, pois, tinham-se mudado para aquela rua à poucos dias e logo no primeiro dia em que a senhora e o filho tinham ido ao jardim o Tomé afastou-se deles e não o conseguiram encontrar. Os dois irmãos ficaram muito atrapalhadas e com uma voz muito tímida e baixinho responderam que não sabiam, que não tinham visto nenhum cão igual aquele.

Foram embora dali rapidamente e fecharam-se em casa.

Mas, a partir daquele momento eles sabiam que não estavam a fazer o que era certo, sabiam que o cãozinho que estava com eles não lhes pertencia.

Pensaram no menino que estava com a senhora que devia ter a mesma idade deles e que olhava para a fotografia do cão com um olhar muito triste. Quando os pais chegaram repararam que eles já não estavam a brincar com o cão como era costume e que estavam um pouco tristes. Foi então que a Mafalda a chorar contou o que tinha acontecido, que eles tinham mentido à senhora, pois disseram que não tinham visto nenhum cão, mas eles sabiam que o cão que tinham encontrado, no jardim, era o que a senhora andava à procura.

Os pais explicaram-lhes que eles não estavam a ser honestos porque queriam ficar com um animal que não lhes pertencia e que tinham mentido. Que não devemos ficar com o que não nos pertence, porque isso, faz com que as outras pessoas não nos respeitem, não gostem de nós e não queiram a nossa companhia.

Os dois irmãos então perceberam que estavam a ser muito egoístas e que não deviam ficar com o cão, pois sabiam agora que ele tinha um dono.

Foram até ao supermercado que ficava no fundo da rua e perguntaram onde é que a senhora que tinha andado à procura de um cão morava. Depois de saberem a sua morada foram até à casa dela, levaram o cãozinho ao colo e bateram à porta. Apareceu a senhora que já tinham visto e o menino, que quando viu o cãozinho os abraçou e deu-lhes mil beijinhos de tão contente que ficou.

A partir desse dia o menino e os dois irmãos ficaram grandes amigos e nunca mais se separaram e o cãozinho foi crescendo e foi sempre o grande companheiro das brincadeiras dos três amigos.

O Pedro e a Mafalda os dois irmãos da nossa história aprenderam que a honestidade é um bem precioso e que através dela nós conseguimos a amizade, a compreensão e o amor de todos os nossos amigos e de todas as pessoas de quem gostamos.

< Voltar Bibe Azul A

Contactos | Parcerias | Projeto | Mapa do site